Entenda Endomarketing e como implantar em sua empresa

Entenda Endomarketing e como implantar em sua empresa

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia empresarial cujo principal objetivo é fortalecer e engajar os colaboradores dentro de uma organização.

Quando uma empresa reconhece a importância de aplicar essa estratégia também aos seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores, ela investe no endomarketing.

O capital humano é um dos ativos mais valiosos na busca pela competitividade. Uma equipe engajada e comprometida é capaz de gerar resultados além das expectativas. Muitas pessoas acreditam que comemorar o aniversário do mês e deixar recados na cozinha são suficientes para uma estratégia de endomarketing bem-sucedida.

Qual o benefício

O endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir a rotatividade de funcionários e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

Essa estratégia auxilia na criação e desenvolvimento de uma imagem positiva da empresa como um ótimo lugar para trabalhar, tornando-se o emprego dos sonhos para muitos.

Como implementar?

Para isso, é necessário compreender as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. Nesse ponto, entra o setor de Recursos Humanos (RH).

Esse departamento deve entrar em contato com todos os funcionários e dialogar sobre suas percepções da empresa, identificar o que precisa ser mudado e reestruturado, e como a empresa pode ajudá-los diariamente.

Uma vez obtidas essas informações, é hora de começar a planejar ações de endomarketing. Essas ações devem aproximar cada vez mais o colaborador da empresa.

Entre as práticas comuns de endomarketing, destacam-se o treinamento da equipe para nivelar os colaboradores, promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.

Além disso, observa-se que a bonificação por resultados também tem sido uma abordagem valorizada por empresas que compreendem a necessidade de investir no marketing interno. Essa bonificação é baseada no desempenho de cada membro da equipe e serve como uma forma de demonstrar o reconhecimento dos esforços diários dos colaboradores para impulsionar os negócios.

Após traçar as ações de endomarketing que serão implementadas em seu negócio, é hora de colocá-las em prática.

Durante e após o processo de implementação, é fundamental realizar pesquisas de satisfação com os colaboradores e solicitar suas opiniões sobre o que pode ser melhorado na empresa e como sugerem que isso seja feito.

Conheça algumas estratégias

Alinhamento Estratégico

Promover o alinhamento entre os colaboradores e os propósitos e a cultura da empresa é sem dúvida um dos principais objetivos das campanhas de endomarketing.

Para alcançar colaboradores alinhados, a empresa deve realizar diversas ações, desde estratégias de recrutamento até atividades diárias no âmbito operacional. No entanto, uma comunicação eficaz e envolvente é parte essencial desse processo. Não adianta ter Missão, Visão e Valores se eles não forem divulgados e vivenciados no dia a dia da empresa.

O mesmo se aplica aos objetivos e metas da organização, informações relevantes para a empresa, indicadores do negócio ou qualquer outra informação estratégica para os funcionários.

Endobranding

O endobranding consiste na construção e gestão da marca direcionada aos colaboradores da empresa. Ao planejar e organizar táticas com estratégias e campanhas de endomarketing, utilizando uma mesma linguagem e identidade visual, é possível construir uma imagem positiva da empresa como empregadora, atraindo e retendo talentos.

Transparência e Inclusão dos Colaboradores

A troca de informações permite alinhar objetivos, valores e ações estratégicas dentro da empresa. Uma boa comunicação é essencial no ambiente de trabalho. Trabalhar com transparência permite que o colaborador compreenda o real significado de seu papel e o impacto de seus esforços na empresa.

Reconhecimento aos Colaboradores

Ao contrário de certos comunicados internos que devem ser feitos de forma reservada, como avisos trabalhistas, advertências ou feedbacks, o reconhecimento dos colaboradores pode e deve ser amplamente divulgado no ambiente de trabalho.

Portanto, para incentivar e fortalecer a cultura de reconhecimento profissional dentro da empresa, é importante criar estratégias e campanhas de endomarketing para homenagear e divulgar os sucessos individuais dos colaboradores ou suas equipes.

Você já pratica endomarketing para seus colaboradores? Deixa que nos te ajudamos!

Bia Camargo

Influenciadora Digital I COMUNICAÇÂO PENSECOM Inteligência em Recursos Humanos