Calendário de ENDOMARKETING

Calendário de ENDOMARKETING

As práticas de endomarketing adequadas para uma empresa não possuem uma norma definida, pois as demandas internas dos colaboradores variam de uma corporação para outra.

No entanto, é possível seguir um método interessante que pode auxiliar os departamentos envolvidos a identificar quais iniciativas de endomarketing podem ser desenvolvidas para atender melhor as necessidades do público interno da organização.

Algumas das etapas mais comuns incluem a realização de pesquisa interna, análise dos resultados obtidos, criação de ações e implementação prática.

Vamos entender o que é um calendário de endomarketing!

Vamos agora falar sobre o calendário de endomarketing. Essa ferramenta é essencial para o planejamento anual de qualquer organização, permitindo organizar todas as ações que serão realizadas nos próximos 12 meses. Com uma boa antecedência, é possível garantir o sucesso das iniciativas, incluindo campanhas e datas comemorativas que a empresa pretende celebrar com seus colaboradores.

Para criar uma campanha de endomarketing bem-sucedida, é preciso seguir uma abordagem estratégica e passar por algumas etapas fundamentais. Primeiro, é importante definir um objetivo claro para a campanha, que vá além de apenas envolver os colaboradores. Em seguida, é necessário realizar um diagnóstico da situação atual da empresa e do público interno, identificando os pontos a serem abordados.

Como fazer campanha de endomarketing?

Estabelecer metas realistas e mensuráveis é outro passo essencial para avaliar o sucesso da campanha. Além disso, escolher o tipo de mídia mais adequado para atingir o público-alvo e desenvolver um conteúdo relevante, atraente e claro para os colaboradores são fatores chave.

A divulgação da campanha também desempenha um papel crucial, utilizando os canais previamente escolhidos. Ao final da ação, é fundamental medir os resultados para avaliar a eficácia da campanha e identificar possíveis pontos de melhoria para futuras ações de endomarketing.

Qual a diferença de campanha para plano de endomarketing?

O plano de endomarketing, por sua vez, consiste em um conjunto de ações de marketing direcionadas ao público interno de uma empresa, ou seja, seus colaboradores. Essas ações têm o propósito de melhorar os resultados do negócio e impactar positivamente outros aspectos importantes.

Quando bem elaborado e executado, o plano de endomarketing pode influenciar a percepção dos colaboradores em relação à empresa, tanto como funcionários quanto como consumidores. Além disso, contribui para aumentar a produtividade e favorecer o desenvolvimento efetivo do negócio, tornando-se essencial para o sucesso da marca.

Para que o plano de endomarketing alcance seus objetivos, é fundamental ter uma equipe responsável pela criação e implementação das ações dentro da empresa. Portanto, o primeiro passo é definir o líder e a equipe que serão responsáveis por essa tarefa.


Escolher datas de endomarketing para a realização de ações é fundamental para valorizar e dar voz aos funcionários, fortalecer a cultura organizacional e estimular bons relacionamentos. Para isso, é necessário planejamento e critérios de escolha.

Não sabe por onde começar a montar seu calendário? A PENSECOM pode te ajudar, entre já em contato

Bia Camargo

Influenciadora Digital I COMUNICAÇÂO PENSECOM Inteligência em Recursos Humanos