Qual a liderança da geração Z?

Qual a liderança da geração Z?

Liderança da Geração Z nas Empresas: Transformação e Inclusividade

O poder da mudança: De acordo com um estudo da Deloitte, 69% dos jovens da Geração Z no Brasil acreditam que têm o poder de impulsionar mudanças sociais e ambientais por meio de suas empresas, enquanto globalmente esse número é de 58%.

Inclusividade em destaque: A Geração Z demonstra um esforço notável em compreender e dialogar com a diversidade presente em suas equipes, seja relacionada ao gênero, idade ou origem, valorizando as diferenças como um ativo importante.

Identidade no trabalho: Mais da metade dos membros da Geração Z ainda enxerga o trabalho como um fator crucial para definir sua identidade pessoal, com a família vindo em segundo lugar nas respostas.

Flexibilidade é essencial: A possibilidade de ter horários e dias flexíveis é uma das principais razões pelas quais os jovens permanecem em seus empregos, mesmo ao atingirem cargos mais altos.

Busca contínua pelo desenvolvimento: Para a Geração Z, ficar estagnado e sentir que não estão progredindo na empresa é um dos principais motivos para buscar novas oportunidades, mesmo que não seja necessariamente uma promoção vertical.

Habilidade de diálogo: Em um cenário onde profissionais de diferentes idades convivem no mesmo ambiente de trabalho, a habilidade de ouvir ideias diversas é indispensável para os jovens líderes da Geração Z.

Inclusão e democracia: Esses líderes procuram criar um ambiente inclusivo, onde todas as vozes, incluindo as minorias, sejam ouvidas e consideradas, tornando os processos de decisão mais democráticos, embora possam ser mais lentos.

Bem-estar em foco: A Geração Z valoriza o bem-estar dos colaboradores, indicando uma tendência positiva em relação às questões de saúde mental no ambiente de trabalho.

É notável como a Geração Z, composta por profissionais jovens, traz uma mentalidade de transformação, valorizando a inclusividade, o diálogo e o bem-estar no ambiente corporativo. Essa nova abordagem, embora possa apresentar desafios, promete trazer uma dinâmica positiva e enriquecedora para as empresas no século 21.

Bia Camargo

Influenciadora Digital I COMUNICAÇÂO PENSECOM Inteligência em Recursos Humanos