Entrevistas de Desligamento: O que é e porquê fazer.

Entrevistas de Desligamento: O que é e porquê fazer.

A entrevista de desligamento é um processo no qual os funcionários que deixam a empresa são entrevistados para obter feedback sincero sobre a organização. O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, compreendendo a perspectiva dos ex-colaboradores. Não se trata de buscar culpados, mas sim de discutir melhorias. Essa entrevista é baseada na ideia de que os ex-funcionários se sentem mais à vontade para dar feedback após deixarem a empresa, abordando aspectos como relacionamento com líderes, colegas, clima e cultura organizacional.

Qual a importância?


O offboarding é o processo de desligamento do funcionário e abrange questões burocráticas, estratégicas e emocionais. É uma importante ferramenta de gestão, utilizada por muitas empresas, visando proporcionar uma experiência positiva para o colaborador até o final de seu ciclo na empresa.

A entrevista de desligamento é um momento crucial para aprofundar os motivos da saída e entender as variáveis relacionadas ao turnover. Além disso, a entrevista contribui para reduzir custos, melhorar a atração de novos candidatos, encerrar a relação de forma adequada e resolver questões legais antes do desligamento.


O que extrair dos feedbacks de desligamento?


Os feedbacks coletados durante a entrevista de desligamento fornecem insights valiosos não apenas para o departamento de RH, mas também para o departamento do ex-funcionário e para os negócios da empresa como um todo. Essas informações, especialmente quando analisadas a longo prazo, podem revelar pontos em comum e orientar melhorias para obter resultados otimizados na organização.

Além disso, a entrevista de desligamento oferece outros insights e valores importantes, tais como:

  • Orientação clara sobre como reduzir a rotatividade indesejada;
  • Criação de embaixadores da marca ao implementar melhorias para reter e engajar funcionários;
  • Descoberta de práticas oferecidas pelos concorrentes aos seus ex-funcionários;
  • Criação de um banco de dados de entrevistas de desligamento em toda a organização, permitindo identificar tendências ao longo do tempo e avaliar a eficácia de novas práticas implementadas.

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Bia Camargo

Influenciadora Digital I COMUNICAÇÂO PENSECOM Inteligência em Recursos Humanos