O que é gamificação?

O que é gamificação?

Vamos entender o que é!

O gamification, ou gamificação, refere-se à aplicação de elementos e mecânicas de jogos em atividades que normalmente não são associadas a jogos. Isso pode incluir competições, trabalho em equipe, fases e até mesmo recompensas.

O objetivo do gamification pode ser educar os colaboradores e ensiná-los a usar novas ferramentas ou adquirir conhecimentos sobre determinados assuntos. Ao criar um ambiente mais lúdico, o gamification promove uma rotina mais motivadora para os profissionais.

Essas técnicas também incentivam as pessoas a se manterem engajadas para alcançar os objetivos propostos. Dessa forma, é possível estabelecer metas desafiadoras e manter os participantes motivados para alcançá-las.

O uso de gamification também pode ser aplicado no processo de seleção de candidatos, criando um sistema que envolve elementos de jogos para tornar o processo mais envolvente e estimulante.

Quais os benefícios? Por que funciona tão bem?

A utilização de técnicas de gamification para tornar o ambiente mais lúdico pode trazer diversas vantagens para os colaboradores. Alguns pontos fortes dessa abordagem incluem:

  • Melhora na produtividade: Ao acompanhar seu próprio progresso e alinhar objetivos em tarefas que envolvem cooperação, os profissionais se tornam mais produtivos e otimizam o tempo.
  • Estímulo à criatividade: As atividades lúdicas propostas pelo gamification incentivam a criatividade dos participantes.
  • Alinhamento com a cultura da empresa: Ao promover a adaptação dos colaboradores de forma branda, os jogos estimulam a cultura interna sem a necessidade de rigidez.
  • Ampliação da comunicação e aprendizado: As atividades em grupo com características de jogos melhoram a socialização, promovendo a comunicação interna e a troca de conhecimentos.

A efetividade do gamification está relacionada a diversos fatores humanos, especialmente o aspecto de recompensa, que aumenta a motivação. Estatísticas indicam que o gamification está em crescimento, principalmente na Europa, onde o aumento chega a 47%.

Essa abordagem é efetiva devido a fatores como o senso de urgência nas atividades com tempo definido, que impulsiona o alcance das metas. A competitividade estimulada também traz satisfação aos participantes, que são recompensados ao avançar de níveis ou conquistar prêmios.

Os feedbacks imediatos dos jogos aumentam a motivação e ajudam a direcionar melhor os participantes, permitindo que compreendam suas próprias capacidades e pontos fracos para melhorá-los.

O foco proporcionado pela gamification evita a desistência dos participantes, pois as recompensas e o avanço nas etapas mantêm os colaboradores engajados e determinados a se destacar.

Não fique de fora dessa nova tendência! Entre em contato que nós te ajudamos.

Bia Camargo

Influenciadora Digital I COMUNICAÇÂO PENSECOM Inteligência em Recursos Humanos